PREFEITO DJALMA BERGER INAUGURA CRAS NO BAIRRO COLÔNIA SANTANA
A partir de segunda-feira (12), os moradores do Bairro Sertão do Maruim e Colônia Santana contarão com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na localidade. O Prefeito Djalma Berger e a Secretária Municipal de Assistência Social, Lurian Cordeiro Lula da Silva, inauguram na segunda, às 14h, o CRAS Colônia Santana, na Rua Engeoberto Koerich, s/n, ao lado da Escola Profissional do bairro.
O CRAS é um espaço de política de assistência social para oferta de serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. A principal finalidade dessa unidade é a prevenção de situações de vulnerabilidade social, o que compreende além da pobreza, a violência, violação de direitos, a falta de acesso a políticas públicas, incentivando o desenvolvimento de potencialidades, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos da cidadania.
“O Centro de Referência de Assistência Social tem como objetivo o atendimento integral às famílias, o que inclui conhecer a comunidade, as famílias que lá residem e as suas condições de vida, busca atender as necessidades da população, identificar as famílias que possam ser beneficiária do Programa Bolsa Família e outros programas de transferência de renda”, explica a Secretária Municipal de Assistência Social, Lurian Cordeiro Lula da Silva.
A implantação do CRAS Colônia Santana, 2º Centro de Referência de Assistência Social do município, faz parte de uma parceria da Prefeitura de São José com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), mapeando localidades prioritárias (considerando os maiores índices de vulnerabilidade social) para receber os Centros de Referência. Com base nesse levantamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São José prevê a implantação de outros três CRAS nas comunidades José Nitro, São Luiz e Forquilhas.
O CRAS Colônia Santana funcionará no espaço do antigo Centro de Saúde do Bairro, que foi reformado para atender as necessidades dos serviços a serem ofertados no local. O prédio conta com sala para atendimentos, sala de reuniões, almoxarifados, banheiros e recepção. Assistentes sociais e psicólogos atuarão no CRAS, que também contará com apoio de técnicos administrativos.
PRINCIPAIS SERVIÇOS QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS NO CRAS COLÔNIA SANTANA
- atendimento e orientação às famílias quanto a benefícios e direitos;
- cadastro para o Programa Bolsa Família;
- encaminhamentos aos demais níveis de atendimento da assistência social e para outros setores como INSS e documentação;
- atividades de convivência: atividades físicas, oficinas de trabalhos manuais e informática;
- cursos profissionalizantes para jovens buscando a inserção no mercado de trabalho.
SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - (48) 3381 0168
12 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário