LOTEAMENTOS DENTRO DE PICADAS DO SUL

LOTEAMENTOS DENTRO DE PICADAS DO SUL
JUNCKS,JARDIM PINHEIROS, CARMELO, HUMAITA, KANDINHO

13 de abril de 2010

Isso é conceito não projeto

PARQUE AMBIENTAL DOS SABIÁS DÁ EXEMPLO DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Prefeitura e Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável apresentam projetos para 2010

Jardim Botânico, criação de parques municipais, Operação Tapete Verde e os Projeto Redescobrindo São José, Projeto Eu Sou Ecoconsciente, Resíduos da Construção Civil, Catadores de Lixo e os Programas Pesca e Agropecuário. As metas da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para 2010 foram apresentadas na segunda-feira (22) durante o lançamento do Projeto “Transformar para Reutilizar”. A atividade integra a comemoração festiva de 260 anos de aniversário de São José.

“Transformar para Reutilizar” prevê a reutilização de materiais que antes eram desperdiçados, ensinando estudantes e sociedade que esses itens podem ser transformados em novos produtos e até gerar renda para as famílias.

“Através de oficinas socioeducativas de reciclagem, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável repassará esses ensinamentos para o público, instruindo-o a transformar, por exemplo, lixo orgânico em adubo, óleo saturado de cozinha em sabão e reciclagem de papel”, explica a Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José, Maria Teresa Kretzer Brandenburg.

O Projeto também contempla a revitalização do Parque dos Sabiás para valorizar a estrutura do local e transformá-lo em modelo de sustentabilidade. As melhorias compreendem: criação de canteiros de compostagem, horta orgânica, instalação de placas educativas e sistema de aproveitamento da água da chuva.

“Além de ecologicamente correta, a iniciativa de reaproveitamento da água da chuva proporcionará economia com um sistema simples de captação por calhas, armazenamento em cisternas e irrigação das plantas, garantindo autonomia de uma semana com a cisterna de mil litros”, ressalta a Superintendente, que estimulará a população a adotar o sistema em residências e estabelecimentos.

O Parque já utiliza energia solar como fonte energética. “Com ações simples como essas estamos contribuindo para a sustentabilidade do planeta”, salienta o engenheiro agrônomo da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Mignoni.

“São José quer se tornar padrão de desenvolvimento e qualidade, aliando crescimento com qualidade de vida e preservando os recursos naturais”, destaca o Prefeito Djalma Berger, maior incentivador do desenvolvimento desses projetos.
A Secretaria Municipal de Educação também reforça os ensinamentos sobre educação ambiental aos estudantes. “O tema que norteia os trabalhos das unidades escolares da rede municipal de ensino de São José neste ano é: sustentabilidade do planeta. Além disso, temos duas escolas ambientais que podem contribuir muito para a formação desses alunos”, frisa a Secretária Municipal de Educação, Rosa Maria da Silva Schmidt.

Acompanhe os projetos da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para este ano:

1) Projeto Transformar para Reutilizar
OBJETIVO: Reutilização do lixo.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e a sociedade em geral.
AÇÕES: Revitalização do Parque dos Sabiás; valorizar a estrutura do Parque dos Sabiás; reaproveitamento da água da chuva; oficinas socioeducativas de reciclagem: lixo orgânico, óleo de cozinha, papel e outros e proporcionar espaços de incubação de novas idéias.

2) Projeto Redescobrindo São José
OBJETIVO: Resgatar a identidade do Município.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e a sociedade em geral.
AÇÕES: Atuação em três eixos: geográfico, histórico e econômico social; mapear as belezas naturais do Município; identificar as áreas de interesse ambiental cultural; roteiro socioeconômico; projeto em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria da Educação; resgate do barco-escola e turismo rural.

3) Projeto Eu Sou Ecoconsciente
OBJETIVO: Reduzir o uso de produtos descartáveis.
PÚBLICO-ALVO: Sociedade em geral.
AÇÕES: Criação de utensílios para a diminuição de descartáveis; distribuição de copos no ambiente de trabalho e campanhas educativas com material publicitário.

4) Operação Tapete Verde
OBJETIVO: Faixas verdes no sistema viário e vias de pedestres.
PÚBLICO-ALVO: Sociedade em geral.
AÇÕES: Mapear as áreas de intervenção; identificar tipos de vegetação adequadas para cada local e revitalizar as vias de pedestres existentes.

5) Criação de Parques Municipais
OBJETIVO: Proteção das áreas de interesse ambiental do Município tornando-as públicas.
PÚBLICO-ALVO: Sociedade em geral.
AÇÕES: Mapear as áreas de interesse ambiental; definir o uso de cada área; torná-las públicas e criar a Guarda Florestal.

6) Projetos Resíduos da Construção Civil
OBJETIVO: Destino adequado aos resíduos da construção civil.
PÚBLICO-ALVO: Catadores de entulho.
AÇÕES: Licenciar área no Município para depósito de entulhos e exigir para o licenciamento de construções que o entulho seja recolhido por uma empresa licenciada.

7) Projetos Catadores de Lixo
OBJETIVO: Inclusão social e tecnológica dos catadores de materiais recicláveis
PÚBLICO-ALVO: Catadores de lixo.
AÇÕES: Cadastramento dos catadores; identificação dos locais de triagem; criação das Associações através de cooperativas; licenciamento ambiental da área escolhida; implantação do empreendimento; fiscalização e monitoramento das atividades; projeto em parcerias com Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia.

8) Projeto Jardim Botânico
OBJETIVO: Preservação e Educação Ambiental
PÚBLICO-ALVO: Sociedade em geral

9) Operação Durma Bem
OBJETIVO: Controle da poluição sonora.
PÚBLICO-ALVO: Estabelecimentos de lazer noturno.
AÇÕES: fiscalização; adaptação dos estabelecimentos com isolamento acústico e alvará de funcionamento condicionado a certidão de isolamento acústico.

10) Operação De Olho no Verde
OBJETIVO: Controle da ocupação irregular nas áreas de preservação.
PÚBLICO-ALVO: Sociedade em geral.
AÇÕES: Mapear áreas vulneráveis; cadastrar ocupações existentes; remoção das áreas de risco; operação conjunta: Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria Geral.

11) Programa De Olho na Pesca
OBJETIVO: Incentivo a produção.
PÚBLICO-ALVO: Pescadores e produtores aquícolas.
AÇÕES: Implantar a unidade mecanizada de processamento e beneficiamento de mexilhões na forma de cooperativa; fábrica de gelo; reforma dos barcos e projeto para despoluição da orla.

12) Programa Agropecuário
OBJETIVO: Incentivo a produção
PÚBLICO-ALVO: Agricultores.
AÇÕES: Projeto Apicultura: Fomento da Produção Apícola; Projeto Apicultura: Construção da Casa do Mel; Projeto Inseminação Artificial em Bovinos; Projeto Patrulha Agrícola; Projeto Pomar Doméstico e Projeto Turismo Rural.

SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - (48) 3381 0168

Nenhum comentário: